Programa-piloto de ajuda à recuperação do transporte aéreo

Programa-piloto de ajuda à recuperação do transporte aéreo

A empresa tecnológica sediada em Londres Zamna foi seleccionada para apoiar a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), a agência especializada das Nações Unidas para a aviação civil, num programa-piloto concebido para ajudar a indústria do transporte aéreo a recuperar da pandemia Covid-19.
 
O teste-piloto durará seis meses permitindo à Zamna o acesso autorizado ao conteúdo do  Directório de Dados Públicos (PKD –Public Key Directory) da ICAO, para a verificação de documentos electrónicos de viagem  e comprovativos relacionados com a saúde pública - incluindo resultados de testes Covid-19, estado de vacinação, documentos de recuperação Covid-19, e outros dados Covid-19 relacionados com viagens internacionais.
 
O programa Zamna utilizará o acesso ao PKD para determinar as futuras soluções tecnológicas que facilitarão a verificação de dados tanto pelos governos como pelas companhias aéreas, aproveitando normas como as utilizadas hoje em dia para o ePassport.
 
Com os dados PKD, historicamente disponíveis apenas para os governos dos países das Nações Unidas, a sua abertura ao programa Zamna e a agentes seleccionados da indústria da aviação civíl,vai optimizar pela primeira vez, a protecção a longo prazo das viagens aéreas internacionais, face à repercussão que a Covid-19 tem tido na indústria das viagens. O Director do Programa (PKD) da ICAO, afirmou: "A ICAO tem liderado, há vários anos, os esforços internacionais relacionados com a padronização dos documentos de viagem, tendo disponibilizado um conjunto de normas/especificações sobre documentos de viagem, de modo a ser criado um quadro de confiança internacional que seja amplo, e que possa ser adoptado a nível mundial. Esta solução irá permitir às companhias aéreas verificar os documentos de identidade, saúde e estado de vacinação de um passageiro, utilizando um documento de viagem normalizado existente na ICAO - o passaporte. O Zamna poderá vir a ser reconhecido pela ICAO como um facilitador para a recuperação da indústria global de viagens. É norma da ICAO garantir a satisfação e as necessidades das companhias aéreas internacionais e dos seus passageiros.”

04 Março 2022